Grande Expediente: o Sr. Presidente em Exercício, passa a palavra para os Vereadores (as) inscritos no Grande Expediente: 1º Orador: Ver. Paulo César Ferreira da Silva, saúda a todos os presentes, retorna à tribuna para que se possa discutir e conversar a respeito do trânsito na cidade de Manicoré. Destaca que, desde o ano passado, esta Casa vem alertando, encaminhando documentos e realizando cobranças. Ressalta que, assim como o vereador Neto, já reivindicou sobre a situação preocupante do trânsito no município. Informa que foi realizada uma Caminhada pela Paz, a título simbólico, com o objetivo de conscientizar a população, considerando a iniciativa válida e necessária, porém enfatiza que é preciso avançar ainda mais nas medidas efetivas. Relata que, semanalmente, têm ocorrido acidentes, com registros constantes. Acrescenta que vereadores com a vereadora Inara, encaminhou expediente ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, solicitando informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para amenizar a situação dos acidentes, colocando-se, inclusive, à disposição para contribuir na criação de ações necessárias para sanar ou diminuir os índices de acidentes, que ocorrem principalmente nos fins de semana. Ressalta que a situação é preocupante, pois traz sérios problemas às famílias, inclusive a perda de entes queridos. Em virtude disso, informa que apresentou a esta Casa o Requerimento nº 001, solicitando que seja convidado o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito deste município para comparecer a esta Casa Legislativa, a fim de prestar esclarecimentos acerca da aplicação e fiscalização do Código de Trânsito Brasileiro, diante dos constantes acidentes ocorridos na cidade. Finaliza informando que já foi encaminhado expediente ao DETRAN solicitando que seja cobrado o uso de capacete no trânsito de Manicoré, porém, até o momento, não houve resposta. Agradece e encerra sua fala. 2º Orador: Ver. Newton Cabral de Azevedo Neto, saudou a todos os presentes e iniciou sua fala abordando o acidente de trânsito ocorrido no município de Manicoré, manifestando condolências à família da jovem Antoniele, que veio a óbito. Destacou que compete a todos envidar esforços em prol de melhorias no trânsito municipal, ressaltando que o vereador tem cobrado reiteradamente dos órgãos competentes a adoção de providências e a implementação de melhorias. Solicitou ao Poder Executivo a adoção de medida emergencial para a demarcação dos trechos onde vêm ocorrendo acidentes com frequência. Reconheceu que a Prefeitura ainda não dispõe de órgão específico e devidamente capacitado para a realização dessas demarcações, contudo informou que, no âmbito da Secretaria Municipal de Infraestrutura, existem gabaritos que podem ser utilizados para tal finalidade, em conformidade com a legislação estadual vigente. Ressaltou que a sinalização, por si só, não será suficiente para solucionar os problemas relacionados ao trânsito, sendo imprescindível a colaboração de toda a população, especialmente no que se refere ao uso de capacete e à conscientização dos condutores. Destacou, ainda, a ausência de fiscalização nos bares do município, enfatizando a necessidade de intensificação dessa fiscalização, tendo em vista que a maioria dos acidentes decorre de imprudência associada à ingestão de bebidas alcoólicas. Salientou, por fim, que a problemática do trânsito não se restringe à sinalização, mas envolve um conjunto de fatores que vêm contribuindo para os recorrentes acidentes no município. Finaliza sua fala reiterando o pesar e solidariedade à família da jovem Antoniele. 3º Orador: Ver. Joaquim Rodrigues Ribeiro, saudou a todos os presentes e, sob as bênçãos e proteção de Deus, iniciou sua fala relatando que esteve na zona rural do município de Manicoré, ouvindo as demandas dos comunitários, manifestando o anseio de que as políticas públicas necessárias sejam efetivamente implementadas para atender às necessidades apresentadas. Informou que teve a oportunidade de participar da abertura dos Jogos de Integração Rural, destacando tratar-se de evento de fundamental importância, não apenas no âmbito esportivo, mas também como instrumento de interação entre as comunidades. Ressaltou, ainda, a relevante geração de renda proporcionada pelo campeonato, considerando que durante o evento diversas pessoas expõem e comercializam seus produtos, contribuindo para o fortalecimento da economia local. Enfatizou a importância da qualificação na zona rural, salientando o quanto é necessária para o desenvolvimento das comunidades, por meio da oferta de capacitações que promovam melhores oportunidades e crescimento econômico. No tocante ao trânsito no município de Manicoré, demonstrou preocupação com a situação atual, afirmando que o tema deve ser constantemente debatido e cobrado, com vistas à conscientização de todos. Por fim, encerrou e concluiu sua fala. 4º Orador: Ver. Dídimo Mendes Soares, saudou a todos os presentes e iniciou sua fala abordando a situação do município, estendendo sua reflexão aos demais municípios do Estado do Amazonas. Destacou que os municípios são economicamente frágeis, em razão da ausência de fomento efetivo à agricultura familiar, ressaltando que é esta modalidade que alimenta a população, gera riqueza e promove renda às famílias, diferenciando-a do agronegócio voltado majoritariamente à exportação. Registrou, contudo, a exceção de parte da região de Santo Antônio do Matupi. Pontuou que, de modo geral, os municípios amazonenses enfrentam limitações estruturais que contribuem para a pobreza e a miséria, afirmando que o Estado se encontra engessado diante de legislações ambientais rigorosas, processos de regularização complexos e diversos entraves burocráticos que dificultam o desenvolvimento. Ressaltou que o Amazonas é amplamente reconhecido pela necessidade de preservação ambiental, porém questionou a ausência de condições adequadas para que a população possa viver com dignidade. Citou como exemplo a produção de melancia, destacando seu caráter sazonal, e afirmou que um dos principais gargalos enfrentados pelos produtores rurais é o escoamento da produção. Enfatizou que a deficiência na logística e na infraestrutura compromete diretamente o fortalecimento da agricultura, apontando ainda a inércia do Governo do Estado no que se refere ao fomento ao setor produtivo, o que, segundo suas palavras, poderá refletir em atraso significativo ao longo dos próximos anos. Salientou que determinadas demandas não são de responsabilidade do município, como a ligação entre Manicoré e a BR-319, cuja competência é do Governo do Estado, cabendo a este a responsabilidade pela melhoria da estrada que interliga a rodovia ao município. Mencionou também as constantes falhas no fornecimento de energia elétrica, recordando os recentes episódios de apagões, bem como a necessidade de melhorias no porto da cidade. Concluiu afirmando que é imprescindível investir na melhoria da infraestrutura do município, a fim de possibilitar seu desenvolvimento e a geração de economia e renda para a população. Ao final, agradeceu e encerrou sua fala.Parte superior do formulárioParte inferior do formulário 5º Orador: Ver. Wilson Pabliton de Freitas França, inicia seu pronunciamento agradecendo a Deus pela oportunidade, Saudou a todos os presentes e, após ouvir atentamente os vereadores que o antecederam, destacou a importância de se promover uma reflexão acerca de diversas temáticas, especialmente no que se refere ao fortalecimento da economia local e às estratégias para seu fomento, considerando também o âmbito estadual. Ressaltou que, em anos eleitorais, é comum que candidatos apresentem seus planos de governo com o objetivo de obter êxito no pleito e, posteriormente, colocá-los em prática. Contudo, afirmou que é necessário ir além, defendendo que o Brasil, o Estado do Amazonas e o município de Manicoré necessitam de um plano de Estado consistente, que possibilite, de forma contínua e estruturada, o desenvolvimento e o fomento da região. Mencionou as dificuldades enfrentadas quanto ao fornecimento de energia elétrica, destacando que a parte de baixo do município encontra-se há quase seis meses sem energia, em decorrência de um programa que reconhece como importante, mas cuja aplicação na região amazônica se mostra complexa, especialmente em áreas de várzea, sujeitas a desbarrancamentos. Salientou que, para que se alcance uma economia forte, é imprescindível que as políticas públicas sejam ofertadas de maneira efetiva e adequada à realidade local. No tocante ao trânsito em Manicoré, informou que esta Casa Legislativa vem promovendo discussões sobre o tema, inclusive com tratativas para a realização de audiência pública, a ser conduzida nesta Casa, ocasião em que será convidado um representante do DETRAN-AM, com o objetivo de debater melhorias para o trânsito do município. Destacou a necessidade de que não haja apenas uma unidade administrativa do órgão, mas sim uma estrutura completa de fiscalização e orientação, especialmente nas vicinais e aos fins de semana. Afirmou que os órgãos públicos vêm sendo cobrados, mas ressaltou que a população também deve agir com consciência no trânsito. Informou, ainda, que encaminhará ofício às instituições públicas, solicitando a realização de ações de conscientização preventiva junto aos públicos atendidos, visando à redução dos índices de acidentes no município. Parabenizou os vereadores pela união em torno da pauta e afirmou à sociedade que esta Casa está trabalhando em prol da melhoria do trânsito. Ao final, agradeceu e encerrou sua fala. Matérias a serem votadas no Grande Expediente: Indicação Nº 004/2026, de autoria do Ver. Hetyelson da Silva Monteiro: Solicita ao chefe do poder executivo municipal e a secretaria da SEMED, Maria José, serviços de reforma da Escola Municipal Bom Jesus, localizada na comunidade Boa Esperança, região de água azul; Indicação Nº 005/2026, de autoria do Ver. Hetyelson da Silva Monteiro: Solicita ao chefe do poder executivo municipal e a secretaria da SEMED, Maria José, serviços de ampliação da escola municipal bom jesus, localizada na comunidade Boa Esperança; Requerimento Nº 001/2026, de autoria do Ver. Paulo César Ferreira da Silva: Esclarecimento sobre as medidas necessárias para reduzir os acidentes na cidade. Requerimentos e Indicações aprovados.